A Neofobia Alimentar caracteriza-se pelo ''medo'' que a criança sente em experimentar novos alimentos. Como consequência, seu cardápio se torna seletivo e limitado ao que ela já conhecia anteriormente, o que pode prejudicar seu desenvolvimento.
Existem diversas questões que podem estar por trás deste comportamento, dificultando na descoberta de alimentos saborosos e nutritivos. Confira abaixo algumas delas:
• Textura e cheiro desconhecidos: Quando a criança não participa do preparo dos alimentos, seu conhecimento sobre os alimentos se limita apenas ao que tem no prato à sua frente, o que dificulta em uma conexão adequada com a comida.
• Hipersensibilidade a sabor: Crianças que fazem o consumo recorrente de alimentos ricos em açúcar ou salgados demais dificilmente vão estar abertas para outros sabores (azedo, amargo e ácido).
• Cardápios restritivos: O consumo de refeições com preparos semelhantes, que não oferecem uma variedade, também podem estar relacionados ao medo de novas descobertas alimentares.
Para lidar com a Neofobia Alimentar, a família deve reformular o comportamento e sua conexão com a família (um processo onde todos devem se comprometer). Em caso de dúvidas sobre como fazê-lo, não hesite em conversar com o pediatra!