Papais e mamães, vocês sabem identificar alguns fatos importantes sobre o açúcar e seu papel na infância? Continue comigo.
Muito se sabe sobre o açúcar em excesso e seus malefícios (desenvolvimento de diabetes, hipertensão e diabetes), além de ser um fator de risco para as crianças quando estão em sua fase de crescimento.
Mesmo sendo um assunto importante, ainda ocorrem desinformações sobre o uso de açúcar na infância. Para ajudar a combater isso, escrevi alguns mitos e verdades, confira:
• Não é recomendado oferecer açúcar nem doces antes dos dois anos
Verdade — Antes dos dois anos, o açúcar deve vir de forma natural (frutas, leites, etc). O consumo de sucos artificiais pode ocasionar em obesidade.
• O açúcar precisa ser cortado da dieta
Mito — Não existem motivos para cortar o açúcar da dieta. É fundamental que a educação comece logo cedo para um consumo consciente desse carboidrato tão importante para o organismo.
• O gosto por um paladar “mais doce” começa na infância
Verdade — é fundamental ensinar às crianças o consumo de alimentos com baixo teor de açúcar.
• Açúcar pode se tornar viciante
Verdade — as crianças podem apresentar a dependência pela substância pelos distúrbios de comportamento, como a hiperatividade e a irritabilidade.
• Todo mundo que come açúcar ficará obeso
Mito — o açúcar pode contribuir para a obesidade se sair do controle, mas se for controlado não existe qualquer malefício.
Além disso, é fundamental também manter as consultas ao pediatra em dia. Através delas, é possível observar a alimentação do pequenino e se há necessidade de modificá-la.
Gostou do post? Compartilhe com outras mamães.