Mesmo que seja um momento de descobertas para o bebê, devemos limitar o que pode ou não ser ofertado. É importante levar em conta que a infância reflete nos hábitos alimentares do adulto no futuro, ou seja, nenhum cuidado é pouco.
Para uma introdução de sucesso, a dica é investir em alimentos in natura. Frutas, hortaliças, cereais, grãos, carnes e ovos estão mais do que indicados por conta do seu valor nutricional (a dica é sempre variar no cardápio, oferecendo opções diferentes a cada dia).
''E, afinal, o que não pode ser oferecido neste período?''. De acordo com estudos, existe uma lista de alimentos que a oferta deve ser evitada, pelo menos, nos 2 primeiros anos de vida, como:
• Mel: Para evitar o contato com a bactéria Clostridium botulinum, responsável por causar o botulismo infantil, a dica é evitar a oferta deste alimento e seus derivados;
• Danone: Além do alto nível de açúcar e corantes, não têm qualquer outro nutriente em sua composição, logo, é considerada uma opção pouco saudável.
Em caso de dúvidas sobre outros alimentos que devem ser evitados ou inclusos, os pais devem conversar com o pediatra para desenvolver um cardápio único, balanceado e saudável.