E a resposta para tal dúvida é: NÃO.
Não se deve colocar sal na hora do preparo do alimento do seu pequeno durante a Introdução Alimentar.
Isso porque, existem diversos motivos para não utilizar o sal logo na IA, como:
• O bebê está com seu paladar em fase de desenvolvimento, ou seja, está construindo suas percepções sobre os sabores, portanto, quanto mais ele conhecer e se familiarizar com os sabores naturais dos alimentos, melhor.
• Ao iniciar a IA colocando sal no alimento do pequeno, aumentam as chances de que o bebê tenha pressão alta na fase adulta, ou até mesmo, ainda na infância.
• Além disso, o sal pode vir a afetar negativamente o funcionamento dos rins do bebê, isso porque, o pequeno ainda não tem ''noção'' do que é a sede, e quanto mais pequeno for, não sabe pedir água, ou seja, os rins passam a ficar ''sobrecarregados'' para eliminar o sal pela urina, sem o auxílio da água.
Vale ressaltar até mesmo que é necessário parar com o pensamento de que o bebê vai achar a comida sem graça, porque está sem sal, ele não consegue tal discernimento ainda, afinal eles não conhecem o sabor do sal ainda.
Mas ainda assim, deseja temperar os alimentos do bebê? Opte por alho ''in natura'' sem ser aqueles temperos prontos de alho (tome cuidado com quantidade), cebolinha, salsa, alecrim, entre outros.
O sal só deve ser inserido aos poucos na alimentação dos pequenos, somente após o primeiro ano de vida, mas com moderação ein! Para que o pequeno vá se acostumando com esse novo sabor!