É muito comum ver crianças com dificuldades para consumir legumes, e começa uma batalha para fazê-los comer.
A recusa alimentar, principalmente de legumes e verduras, costuma ser um comportamento típico da primeira infância, presente nas crianças que estão na fase de transição alimentar (aleitamento materno juntamente com demais alimentos), contudo existem crianças que continuam com comportamentos resistentes nas demais fases da infância.
Pensando nisso, hoje trago 04 dicas para ajudar nessa fase, confira:
• Mude a forma de preparo: Caso a criança não goste do legume cozido, procure prepará-lo assado, grelhado, frito ou em uma salada. A forma que preparamos nosso alimento influencia na percepção que temos sobre ele.
• Os temperos são seus aliados: Que os temperos fazem toda diferença na hora de preparar um prato, isso é fato! E para as crianças, essa dica é super importante. Não tema na hora de criar novas combinações, você pode se surpreender com o resultado.
• Alimentos preferidos podem ajudar: Procure adicionar os legumes aos poucos junto com outros alimentos que os pequeninos gostem e são acostumados a comer. Assim as crianças podem aceitar com mais facilidade novos alimentos.
• Tenha muita paciência: O paladar pode ser adaptado para a alimentação que será realizada. Mas isso pode levar tempo e temos que ter paciência com os pequeninos. Depois de um tempo as crianças nem notaram a presença de um legume que não estava ali antes.