O jejum intermitente ganhou muita atenção nos últimos tempos como uma estratégia que promete perda de peso.
Esse jejum é um tipo de plano alimentar que envolve períodos de jejum, durante os quais você pode consumir apenas água, café e chá (sem açúcar) e comer em outros períodos de tempo.
Você pode comer quase tudo o que quiser entre uma janela específica de tempo, embora a maioria dos programas recomendem uma alimentação saudável quando você come. Por isso, essa liberdade de escolher sua própria comida é um dos muitos motivos pelos quais a dieta atraiu tantos adeptos.
O propósito é que esse método provoque perda de peso, além de controlar o açúcar no sangue e reduzir o risco de doenças crônicas. No entanto, a maioria desses benefícios não foi comprovada ou testada em seres humanos, o que nos permite questionar se o jejum intermitente funciona mesmo?
E a resposta é SIM, funciona. Mas calma lá, nada é tão fácil quanto parece!
Se você realiza o jejum intermitente, mas não pratica exercícios e durante a janela de alimentação se “enche” de calorias, não obterá resultado algum, podendo até mesmo engordar mais.
Portanto, ser mais atento ao que se come antes e depois do período de restrição calórica e adicionar uma rotina de exercícios nos planos de dieta, é o que fará com que o jejum intermitente funcione, levando à perda de peso.
E tenha sempre em mente que existem diferentes tipos de jejum e diferentes tipos de metabolismos, por isso os resultados serão diferentes para cada um. Não se compare com a pessoa ao lado.
Não comece um jejum sem o acompanhamento de um profissional!