Hoje eu vim falar sobre um fato pouco conhecido: o sono é uma ferramenta e fator importantíssimo não só para a qualidade de vida, mas também no processo de emagrecimento, podendo influenciar tanto positivamente quanto negativamente, tudo dependendo da importância que a pessoa oferece a ele.
Com a privação do sono, o organismo fica exposto às diversas alterações metabólicas, como o aumento dos níveis de grelina (um hormônio responsável por regular a fome) e a redução da leptina, o hormônio da saciedade.
E essa é uma dupla que, quando associada, resulta na busca constante por alimentos ricos em carboidratos, açúcares, gorduras e cafeína. Onde estas opções, pouco saudáveis por si mesmas, mas também costumam ser transformadas em gordura corporal e afetam diretamente a perda de peso.
Outro fator negativo causado pela privação de sono, é a redução da disposição para os exercícios físicos, que são facilmente deixados de lado, um ato que reduz drasticamente a perda energética, e como já sabemos, tem ligação direta e negativa no processo de emagrecimento.
Portanto se deseja ter uma perda de peso saudável e duradoura, a dica é: reavalie e re-adapte sua rotina completa para que tenha uma rotina de sono adequada que irá suprir suas necessidades. Em caso de dúvidas, converse com um especialista que possa te auxiliar.