Sim, esse é um fato muito importante: manter horários certos para se alimentar é muito importante!
Existem, inclusive, estudos que já explicavam sobre a importância do ritmo para o organismo: cada órgão tem seu próprio relógio responsável por calcular seu ciclo diário de atividades, lhes permitindo regular o momento onde devem exercer maior ou menor esforço.
Diversas pesquisas têm sugerido que o corpo humano funciona de forma ideal quando todo o padrão alimentar fica alinhado com o ritmo circadiano, ritmo esse que é definido como o ciclo de 24h responsável por nos orientar quando devemos acordar, se é hora de se alimentar e se precisamos dormir.
E com a quebra deste ritmo, seja ao fazer uma refeição mais tarde do que o período ideal ou mesmo os famosos “petiscos” durante a madrugada, os especialistas acreditam que o corpo se torna mais suscetível a apresentar problemas metabólicos e sofrer com um grande ganho de peso.
Quando o corpo fica exposto a mudanças nos ciclos diários, ou seja, nos alimentamos fora do horário que nos foi imposto fisiologicamente, todos os órgãos que deveriam descansar sofrem a pressão para retornarem às suas tarefas. E, com isso, o risco de desenvolver doenças aumenta.
Diante disso, fica clara a importância de respeitarmos nossa rotina e os ciclos diários que nos foram impostos.
São inúmeros os efeitos negativos daqueles que se recusam a respeitar tal regime, desde o desenvolvimento de obesidade, problemas cardiovasculares, entre outros.
Agende sua consulta conosco (11) 3230-4424 ou (11) 95431-4633