Nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da nossa saúde e no bem-estar, então a preocupação com o que comemos e como ela se comporta no nosso organismo tem se tornado constante.
Um nutrólogo é o profissional responsável pelas patologias no comportamento alimentar, portanto, tem esse importante papel de nos ajudar a melhorar a relação com as refeições e produtos que consumimos.
Mas você ainda não se convenceu de que consultar com um nutrólogo é uma excelente alternativa para cuidar da sua saúde?
Para ajudá-lo com isso, hoje eu trouxe 7 práticas de um nutrólogo que são ótimos motivos para agendar a sua consulta para ontem! São elas:
- Tratar a obesidade;
- Tratar transtornos alimentares;
- Realizar avaliação da composição corporal;
- Tratar doenças crônicas;
- Tratar doenças metabólicas;
- Tratar desequilíbrio nutricional de atletas;
- Praticar a nutrição preventiva.
O que diferencia um nutrólogo de um nutricionista, além da formação acadêmica (nutrólogo é formado em medicina), é que o nutrólogo é capacitado para prevenir, diagnosticar e tratar doenças nutricionais, inclusive doenças nutro-neurometabólicas (obesidade, hipertensão arterial e diabetes), além de receitar medicamentos que auxiliem no tratamento do paciente, bem como identificar e corrigir “erros” alimentares e maus hábitos que contribuem para o quadro.
Já o nutricionista, tem como função tratar da alimentação e formação nutricional, onde o profissional pode montar dietas especializadas para cada metabolismo, com objetivo de emagrecimento ou ganho de peso, mas não tem autorização de prescrever receitas médicas.