Não deve ser novidade para ninguém que as bebidas alcoólicas podem, sim, comprometer o processo de emagrecimento. Por apresentarem calorias vazias em sua composição, elas não oferecem qualquer benefício nutricional ao organismo.
Diante disso, diversas pessoas se vêem em uma situação difícil ao dar início a uma dieta, Mesmo que façam um consumo período de álcool (para relaxar ou socializar com os amigos ao longo do fim de semana), é comum se questionarem se é possível beber sem prejuízos.
A realidade é: tudo depende da moderação, ou seja, desde que a frequência e a quantidade de álcool for equilibrada, é possível realizar a associação. Evitar bebidas que provoquem a ideia de excesso, como é o caso da cerveja, também pode ajudar na questão.
Outra recomendação, é reavaliar o próprio comportamento: para um consumo moderado, busque intercalar o álcool com copos de água. Além de ser segura, a técnica reduz os efeitos negativos da desidratação.
Em caso de dúvidas, dialogue com um profissional a respeito para ser orientado sobre a inclusão sem prejudicar seus resultados.