Hoje eu vim falar sobre o famoso “dia do lixo”. Que pra começo de conversa, nem deveria se chamar assim. Comida nenhuma deve ser chamada de lixo.
Mas afinal, será que está tudo bem sair da dieta nos fins de semana? Será que um dia livre pode fazer bem? Ou será que ele vai fazer mal?
E a resposta é: não deve existir um dia pra você comer tudo o que não comeu na semana, se descontrolar completamente.
Isso não é saudável (ao corpo nem à mente), pois em episódios assim, logo após a comilança vem a frustração de ter “exagerado”.
Fugir completamente da dieta nos fins de semana é se auto sabotar. Dois dias de exagero resultam na dificuldade para emagrecer, bem como aquela terrível oscilação no peso, de 1 a 3 kg para mais ou para menos.
Então a dica é: troque o “dia do lixo” por uma refeição livre!
Escolher uma única refeição durante a semana para comer o que quiser (tente não exagerar nas quantidades) é melhor do que um dia inteiro onde você perderá o controle de quantas calorias serão ingeridas e assim o organismo poderá retornar a queima de gordura habitual, e você não verá sua dieta ir ralo abaixo.
Essa refeição não precisa ser no fim de semana, pode ser feita em qualquer dia e qualquer hora, podendo também ajustar para que ela ocorra em algum dia que você sabe que irá sair da rotina, como aniversários, casamentos, festas.
O segredo de tudo é o equilíbrio!